Ciao Roma 🫶🏻🇮🇹

Primeiro dia em Roma!

Itália é incrível por si só, pelos sabores, pelo museu a céu aberto que é, pela história, pelas pessoas, pelos cheiros. 

Nota importante (que ninguém me avisou!!): Roma é sujíssima. Foi a primeira coisa que reparei na cidade, e da qual não gostei. Talvez por nunca ter lido nada sobre isso, e ninguém ter comentado comigo. Achei muito equiparável nesse quesito a Barcelona.

Nota positiva (para além da comida): a segurança. Foi sem dúvida das cidades europeias que já visitei onde me senti mais segura. De dia, de noite, em ambientes mais calmos ou de maior confusão. Sem exceção. Isto confirmado pela maior mariquinhas que existe - eu - e onde só andámos a pé para absolutamente-todo-o-lado!

É uma particularidade que temos ambos em viagem, gostamos de explorar tudo a pé, normalmente temos os pontos principais que queremos meeeesmo conhecer, e de resto vamos explorando. Da nossa experiência, é assim que se conhecem verdadeiramente as cidades. E claro, como bónus, ganhei nada mais nada menos, que duas bolhas gigantes nos pés que me acompanharam durante toda a viagem 😄 mas valeu a pena, vale sempre!

Primeiro dia, visitámos:

1)  Casa di Pinocchio;
2)  Fontana di Trevi (um dos meus sítios preferidos!!);
3)  Piazza di Spagna;
4)  Piazza di Popolo.

Explorámos mais uns quantos sítios, ruas e ruelas. 
Jantámos num restaurante tipicamente italiano, super romântico, à luz das velas e com música ambiente. 

Comemos vaaaários gelatos - o meu preferido de SEMPRE: chocolate e pistácio! Só provem, por favor. 

Uma curiosidade linguística: em Roma, preferiam muito mais que falássemos em espanhol (ou portunhol 😄) do que em inglês. 

E eu sou uma nódoa em línguas, agora pensem em toda esta mistura de italiano-inglês-espanhol-português, com o meu toque especial à mistura que resulta sempre em boas histórias e muitas muitas gargalhadas!

Bem, e como tínhamos apanhado o voo às 5h da manhã, nesta noite dormimos cedinho para descansarmos e recuperarmos energias para o segundo dia!