Façam o favor de ir VOTAR!



Ultimamente tornou-se um lugar-comum na nossa opinião pública que é o facto de ser indiferente o sentido de voto que se tome nas próximas eleições. Aliás, tornou-se lugar-comum, efectivamente, é  que a opinião de virar da esquina, por assim dizer, é de que tanto faz, votar. Tanto faz, o partido que ganhe. Tanto faz, as consequências sociais e pessoais que isso implique (porque depois dizemos que, resumindo e concluindo, "são todos uns ladrões" e a "culpa é sempre do governo". O governo que calhar. Que calhar a lá estar. Por isso tanto faz

Foi preciso lutar por este tanto faz, que tanto faz de facto. 

E é quase que a única coisa que nos é pedida enquanto cidadãos. Civismo. Demora um minuto, faz se uma cruzinha no partido com que mais nos identificarmos, e temos a nossa parte cumprida. 

E de facto há a sua base de razão e fundamento para este lugar-comum, da indiferença. É facto que há uma boa parte de verdade na conclusão de que, "são todos uns ladrões". 

Mas acho que devemos pensar conscientemente que num passado muito recente, estivemos à beira da bancarrota. Bancarrota. Aí, tudo valeria nada. Todos teríamos nada. 

E temos de ver que, de entre "todos os ladrões", como são apelidados, talvez haja uns mais conscientes e que pensam em Portugal, vá, nem que seja um bocadinho. Bocadinho esse que o faça boiar, mas sobreviver. E não afundar, de facto. 

Este post não é, de todo, partidário ou sequer, político, no sentido próprio da palavra. 

Este post pretende sim sensibilizar para o voto. Não custa nada, e pode fazer a diferença. Toda a diferença! 

Vejam o lado positivo: pelo menos aí, bem ou mal, poderão falar com razão e conhecimento de causa. Porque fizeram a vossa parte. Aí sim - e só aí -, poderão criticar (ou elogiar). 

Vá, toca a levantar esses rabinhos preguiçosos da cama amanhã! Nem têm desculpa para ir passear, ou para a praia... Porque tudo o que é meteorologista, jornal e rede social deste país avisa: chuva e vento forte, para todo o Portugal Continental, no dia de amanhã, domingo, dia 4 de Outubro! :)


À esquerda, à direita, ou em branco. MAS VOTEM. POR FAVOR.