Switzerland🇨🇭

Olá pequenos Chiclets!

Já não vinha cá há uns bons meses.

Pois é , a viagem à Suíça estava prevista e marcada para o fim de semana prolongado de Junho, mas a vida trocou-nos as voltas, e tivemos de adiar a mesma para Agosto.

De qualquer forma, acredito que tudo acontece quando tem de acontecer, e se tivemos de ir em agosto, e não em junho, terá sido por um motivo maior. Tudo certo, no momento certo. ✨

Sempre imaginei a Suíça com neve! Mas como decidimos ir no verão , já não fazíamos grande conta com isso, claro. Posso confirmar que é um país incrivelmente bonito de verão, também.

Muito, muito verde! Montanhas por todo o lado. Um país limpo, organizado. E extremamente caro!!! 

Quando digo caro, é mesmo caríssimo. Quase que o simples ato de respirar é taxado 😄

Um simples almoço, num restaurante normal custa cerca de 100 francos. Um café 3/4 francos (também não é 12€ como tanta gente me disse… não exageremos!). Obviamente para quem vai de férias é ok. Mas para quem vive lá não dá para fazer uma vida social de café, cervejinha, jantaradas e afins. A não ser, claro, em casa uns dos outros!

Obviamente que o nível de vida lá é outro, e o ordenado mínimo é muito, muito superior ao nosso (cerca de 3.500€), também têm uma carga fiscal elevadíssima, mas pronto, parte aborrecida à parte!

Uma curiosidade do pouco que conheci: os dias começam muito cedo (7h/ 7:30h começa um dia de trabalho - mesmo de escritório!), e às 17h/ 18h já toda a gente está em casa. Basicamente a rotina de segunda à sexta é casa-trabalho-trabalho-casa. 

Ao fim-de-semana, aí sim, passeiam bastante e aproveitam. Sendo que aos sábados fecha tudo às 17h e aos domingos está tudo fechado (medida que também devíamos aplicar cá!). No fundo se assim fosse, “primeiro estranha-se, depois entranha-se”, e tínhamos de nos habituar. Para quem trabalha em shoppings e supermercados sobretudo, mas para todos no geral, julgo que ganharíamos tempo de qualidade em família. 

Beeem, neste primeiro dia, fomos provar um bom brunch!

Depois fomos visitar a fábrica de chocolate Cailler (gostámos muito da experiência!) , não é uma simples visita. Tem áudio disponibilizado, em várias línguas, explicam a origem do chocolate, a origem e criação da fábrica, e é uma visita bastante interativa com degustação freeeee, no final 😍 

Aterrámos em Genebra, e ficámos hospedados em Collombey. Uma comuna da Suíça, situada no distrito de Monthey, no cantão de Valais 

Uma curiosidade: nunca vi tantos portugueses, em todas as lojas/ restaurantes/ cafés, como aqui. Todos simpáticos, e mal reconhecem a nossa língua cumprimentam-nos logo em português.

(Ao contrário das Maldivas, onde encontrámos 3 casais portugueses no resort e basicamente fingiam que não percebiam quem era português para não existir contacto… há quem tenha experiências incríveis nos resorts, não foi o nosso caso. Mas daí, e mal o menos, porque era lua-de-mel e não queríamos companhia 🥰  mas não foi bonito, pessoas).