Quando a falta de carácter tem um nome

Jesus. Ou Judas como muitos - e bem - te apelidam.

CARTA ABERTA: 

Muitos sempre te criticaram, ao invés de mim, que sempre te apoiei, sempre reconheci o teu valor e o que fizeste pelo Benfica, sempre te serei grata por estes três campeonatos. Pois não tenho memória curta (com tu talvez tenhas). E nunca te perdoarei. 

Podias tê-lo feito - porque inevitavelmente teria de acontecer - um dia.
Mas não agora, e nunca como o fizeste.

Quando há apenas duas semanas atrás festejavas um BI campeonato connosco, as lágrimas e os sorrisos, a emoção, a vibração - por nós e connosco - lado a lado, que eu bem te vi lá, no Marquês. E apenas duas semanas depois de teres estado a festejar connosco, SEIS ANOS depois de algo tão bonito em conjunto, decides sair assim. De surpresa, como os covardes. E de forma tão suja. Para um dos nossos maiores rivais. Quando acabámos de ser bicampeões. 

Houve erros de parte a parte, e poderias ter os teus motivos, mas a nação que te apoiou durante todos estes anos, todos os adeptos, todo o clube - não merecíamos isto. 

Podias até ter saído de Portugal, treinar outro clube, e depois até voltares e aí sim, como profissional que és - poderias ir para onde bem entendesses. Mas não agora, e nunca assim. 

Merecíamos mais respeito de ti. Merecíamos mais. Muito mais. 

Muitos - aqueles dos quais agora vais vestir a camisola, vibrar, chorar, sorrir, e beijar o emblema, como até há tão pouco tempo fazias connosco (leia-se, dias), esses mesmos - agora chamam-nos de "aziados", "melões" e outros adjectivos similares equivalentes ao nível que demonstram. Mas sabes que mais?  

Não tenho azia. Não tenho melão. O que me revolta é a falta de carácter. A tremenda falta de carácter e hipocrisia que demonstraste ter. 

E o pior de tudo é que eu gostava mesmo de ti. Nem todos gostavam, é verdade. Mas eu não sou mal agradecida nem tenho memória curta. Gostava mesmo de ti. Mesmo com esse teu português. 

E sabes o que é que aqueles que agora se riem contigo - e não de ti - outrora faziam? Faziam pouco disso mesmo, de ti. Do teu português. Da pastilha elástica. Das tuas ideias nem sempre geniais. De não apostares nas camadas jovens, nem em jovens, no geral. De tantas, tantas coisas. E agora sabes o que fazem? Lambem te as botas, para não dizer outra coisa e ferir susceptibilidades. 

Lembras-te ainda, quando há dois anos, PERDEMOS TODAS AS FINAIS? Oh, se nos lembramos. Podíamos ter ganho tudo - e eras bestial. Mas perdemos tudo, e a cada minuto 93' passavas mais a besta, aos olhos de todos. 

Quem é que te queria nessa altura? Quem eras tu nesse momento? 

Ninguém. Quase nada. Crucificado, diziam os jornais. Agora ganhaste - duas vezes seguidas - o teu ego não aguentou e falhaste àqueles que tão fiéis te foram.

Sabes que mais? Não consigo desejar-te bem nenhum. Mal também não. Apenas não te esqueças que o carácter é aquilo que faz de nós o que somos e quem somos. Quando se não-lo tem, mais cedo ou mais tarde, verá as consequências disso.

E é apenas e só isso que te desejo. 

Gratidão. Carácter. Duas coisas que nos definem, e que eu esperava que tivesses. Trato-te por tu, porque posso - são seis anos de algo que apenas alguns de nós pensavam existir - e porque é o que mereces da minha parte e de todo e qualquer benfiquista. O mínimo respeito já é muito para ti.

Talvez muitos não saibam, mas há mais marés que marinheiros. Treinadores, vão e vêm. Jogadores, vão e vêm. Mas o clube, esta nação - permanece sempre. Aquela de que um dia fizeste parte. Ainda ontem. (Irónico, não?)

Podia escrever muito mais. Mas palavras não mudam atitudes. E tu nem uma palavra para connosco tiveste. Acho até, que já te dediquei palavras a mais do que aquelas que um traidor merece. 

Que tenhas aquilo que tanto procuras. E que sejas mais feliz aí, onde decidiste. No fundo, acaba por só se estragar uma casa. Pois o teu agora presidente (super star) demonstrou ter tanto carácter quanto tu. Mas a eles não lhes guardo rancor, pois eles a nós não nos deviam nada. 







Giro-giro, e irónico como tudo - a vocês que agora o vão apoiar - acreditem piamente quando virem estas mesmas fotos, estes mesmos sorrisos, estas mesmas lágrimas. Só que agora em verde e branco.